Sou educadora e escritora

domingo, 22 de setembro de 2013

PENSAMENTOS E SENTIMENTOS EM MOVIMENTO



Os dias mais inteligentes são os que deixam minha alma a verter cores em todas as direções.Do contrário,sou aquela que na corrente do tempo não passa e na teia da paixão,abato-me.Assim,fico com todas as janelas abertas para o fracasso.
  Nos dias sem cores,não sinto a alma no corpo,não sinto o respirar,não vejo o vento pulsar,o fatal canta no ar.São tempos que não penso para mim e por mim.Ninguém se compõe de força para me remover do oceano sem seu elemento vivificador.Subtamente,saio do alicerce da razão.Quero que tudo resplandeça sozinho.O desespero morde meu calcanhar como uma serpente dissimulada.Minhas palavras não se compõem de verbos.Os advérbios criam asas falsas.Desejo retorno para o útero de qualquer mãe.Meus prantos não têm governos.Minhas lágrimas são engarrafadas,porém os soluços não se contêm.Recuso-me a dar calma para minha alma.Percebo melancolicamente,que do céu ninguém me ouve.Deprezo minha nudez dentro da minha mísera vida.Não existe nem um meio consolo.Só aceito o choro como total consolo.Até meus anos dói.Penso em trocar-me,pois meu espírito é um apagão.Nenhuma coisinha imbecil me solta.Meu ser se torna uma lagoa rasa preste a secar.Não encontro um meio de escapar da fome da angústia,do medo,da incerteza,do vagar.Até a chuva me fita com olhar cinzento.O cantar do galo anuncia finalmente o fim,felizmente,surge um novo dia inteligente.


Elany Morais
                       
                                      ANÁLISE LITERÁRIA

                 PENSAMENTOS E SENTIMENTOS EM MOVIMENTO




Como poderei aceitar a dualidade luz/escuridão em atividade dentro de mim? A resposta é aprender a aceitar sem necessariamente gostar nem concordar com todos os pensamentos e sentimentos que compõem o nosso lado luz e o nosso lado escuridão. Para sentir a totalidade de nosso ser e reconhecer o que significa ser humano precisamos integrar dentro de nós a luz e a escuridão.
"Pensamentos e Sentimentos em movimento" mostra a cisão entre a luz e a escuridão e a valorização apenas do lado luz tão ressaltado pela educação ignorante que recebemos. Nos ensinam que há qualidades apenas no nosso lado luz e que devemos rechaçar os aspectos de nossa escuridão para ser perfeito. Mentira! Ensinaram-nos a acreditar em mentiras que roubam a dignidade e o respeito por nós. O conflito interior brota da cisão entre " os dias mais inteligentes os que deixam minha alma a verter cores em todas as direções", e aqueles "dias sem cores, não sinto a alma no corpo, não sinto o respirar, não vejo o vento pulsar, o fatal canta no ar. O fato é que quando negamos ou reprimimos em nós mesmos o lado sombrio, ficamos vulneráveis para que ele se manifeste de maneiras pouco saudáveis, "o desespero morde meu calcanhar como uma serpente dissimulada..."recuso-me a dar calma para minha alma." A compreensão disso "é um meio de escapar da fome da angústia, do medo, da incerteza, do vagar", pois todos nós possuímos aspectos da luz e da escuridão, somos pessoas adoráveis e desprezíveis, somos bons e ruins, santos e pecadores, enfim somos luz e escuridão movimentando a vida através dos pensamentos e sentimentos.  

Néa  Tauil


NÉA TAUIL é Especialista em Psicoterapias Dinâmicas pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Especialista em Psicoterapia de Técnicas Integradas (Psicodinâmica, Cognitivo Comportamental e Familiar) pelo Instituto Fernando Pessoa de Porto Alegre e recebeu o Título  de Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia.

 

É autora do livro de Poesia Pérola Viva e coordenadora das Antologias Poética: Poetismo Brasileiro, Ecologia Brasileira e do Guia dos Escritores  Brasileiros, publicados pela ABNL Editora, SP. Escreveu o prefácio do livro Pedaços de Mim da autora Lidioneti Milani - ABNL Editora, SP e do livro Homem e Mulher Num Encontro Especial da autora Leonice Pesci  Vidotto - ABNL Editora, SP.http://psicologaneatauil.blogspot.com/ .

Todos os direitos reservados a Elany Morais e Néa Tauil

Nenhum comentário:

Postar um comentário