Sou educadora e escritora

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

LEMBRANÇAS DE VIAGEM

LEMBRANÇAS DE VIAGEM
(Elany Morais)

Voltando da cidade de Codó á de Caxias, para não perder tempo em devaneios inúteis, o tempo a que me obrigava a esse percurso, entreguei-me várias vezes ao prazer de recordar e entreter-me na agradável lembrança das caras e sábias pessoas que encontrei nessa vida. Élice foi uma das que  se apresentaram mais seguidamente  à minha memória. Eu, em sua ausência, reconstituía, os momentos mais felizes que passei ao seu lado, momentos que foram os mais doces de minha vida.
Uma das particularidades de Élice era ri da vida humana, gostava de brincadeiras, desde que não fossem desprovidas  de sal e graça. Tinha superioridade de espírito. Era capaz de colocar-se ao alcance de todos. Às vezes, era até pueril, quando tratava de assuntos sérios de maneira divertida. Exercia, com frequência, uma bondade natural. Lembrar-me dela é um divertimento útil.
Eu tinha que estar preparada para conviver com ela. Meus escrúpulos não deveriam estar deslocados para ouvi-la. Aprendi a me silenciar diante de suas sátiras, que às vezes, possuíam  uma certa malignidade, mas era dócil, Élice era dócil.

Com Élice, entendi que há sempre uma latrina recheada de vícios secretos, que todos nós temos defeitos ridículos e vícios vergonhosos. Que também possuímos o poder de espalhar alegria sobre as pessoas....

Todos os direitos reservados a Elany Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário