Sou educadora e escritora

domingo, 25 de setembro de 2016

A ARTE DE OUVIR

Por Elany Morais 

Não há riqueza maior do que a de escutar. Sou ouvinte. Portanto, possuo um bem que jamais me será surrupiado. Na maioria das vezes, oponho-me a falar. Creio meus olhos falarem mais do que minha boca. Minha posição de ouvinte se dá pelo meu desejo de aprender falar. Pois, ouvir é a principal condição para a fala.
Poucas pessoas recebem de mim a minha voz, não por elas não merecerem, mas pelo desejo de oferecer a elas algo de boa qualidade. Se há quem pense que não sou de diálogo, engana-se, ouvir também é responder, é o que Pierre já havia dito. E ainda convém dizer que para muitos, não há melhor companhia do que a de um bom ouvinte.
Ouvir é um trabalho de coleta. É uma atividade que exige empatia, paciência e interesse pelo outro. Depois de muito se ouvir, é bem provável que aprendamos alguma coisa. Além disso, segundo Hubbard Kim, ouvir também é uma forma de entreter algumas pessoas.

Nunca sentei nos auditórios aguardando a vez de falar. Mas, sim, para ouvir os rumores de dentro e de fora. E descobrir que de fora também há vozes que nos consolam, como por exemplo uma música.

Todos os direitos reservados a Elany Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário