Sou educadora e escritora

domingo, 15 de novembro de 2015

CRISE POLÍTICA BRASILEIRA


CRISE POLÍTICA BRASILEIRA
Por Elany Morais

Diante da situação política que o Brasil vive nesse momento, infelizmente, manifestações populares não acrescentarão nem excluirão nenhuma cor desse cenário. O país vive uma crise ética e política - talvez sem precedentes . Se compararmos a crise política com a econômica ou a internacional, vê-se que a primeira é mais fácil de se resolver, porém não é o que acontece.
Sabe-se que no modelo institucional brasileiro, o Poder Executivo só pode fazer o que o Legislativo determina. Quando não existe acordo em aprovações do que lhes são de interesse, ou seja, quando esses dois Poderes não conseguem se entender, certamente configura-se uma crise política e, consequentemente, o Estado perde a governabilidade.
Esse é um dos maiores problemas enfrentado pelo governo de Dilma Rousseff e, entre as opções de solução, considera-se a destituição da presidenta, com formatos e conteúdos diferentes. No entanto, não cabe nenhuma suposição, mas deve-se provar que Dilma cometeu crime de responsabilidade durante seu mandato ou um crime eleitoral.
O que se espera é que se a presidenta for destituída, deva existir uma corrente ou força política hegemônica capaz de garantir harmonia para que uma nova administração governe o Brasil. Mas a pergunta que fica é : existe essa força política no Brasil?
Não se pode negar que o mandato da presidenta é tão legítimo quanto ao dos governadores, deputados... É fato que a campanha foi extremamente mentirosa, mas não podemos esquecer de que foi e tem sido assim desde que os políticos desistiram de discutir a visão que têm para o Brasil e escolheram publicitários para dizer exatamente o que o povo quer escutar segundo o que indicam as pesquisas. A verdade sempre foi estrangulada, sacrificada pelas campanhas milionárias, junto ao cofres públicos, de onde saem os recursos para pagá-las.
Posso estar sendo utópica ao acreditar que essa crise política poderia se resolver com o fim do impasse do governo com o povo e o congresso Nacional. E digo mais: sou de acordo que quem elegeu Dilma Rousseff ajude-a governar o país, principalmente, o próprio PT, partido que tem a maior bancada da Câmara e a segunda maior do Senado.
Caxias- MA, 15 de novembro de 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário