Sou educadora e escritora

sexta-feira, 5 de junho de 2015

MENDIGA DE MIM

MENDIGA DE MIM
Elany Morais

Não me venham dizer que dar certo na vida é ter dinheiro. Passei uma parte de minha vida tentando descobrir o que me faltava. Eu sabia que a mim faltava tudo. Registro aqui com todas as letras: havia um buraco negro, sem fim e sem fundo sob meus pés. Se não morri na guerra da sobrevivência, se não fui enforcada pelas fatalidades da vida, foi para encontrar a forma de como ser ou viver melhor.

Eu andava à deriva, em busca de um herói ou heroína que me salvasse, e a salvação só poderia vir através do entendimento, o mais parco que fosse. Só o entendimento seria capaz de me redimir e me lançar no verdadeiro sentido da vida. Faltava-me saber como se amar, como se aceitar, como se cuidar. O foco era eu, mas não era eu. O objeto de cuidado deveria ser eu, mas eu estava no outro.
Nunca eu havia lutado em meu favor, de forma pura e gratuita, a esperar de mim somente o que eu realmente fosse. A satisfação era ausente de mim. Eu não compreendia que amar-se era algo tão necessário quanto sério. A minha essência não estava ao meu alcance. Meu amor e meus cuidados eram disformes. Eu me disfarçava nas necessidades alheias. Minha passagem pela vida estava sendo vazia de mim. A busca da felicidade, da satisfação e do prazer do outro não consistia o sentido real da minha existência.

Para viver ou ser melhor, eu precisaria escolher um caminho entre infinitas encruzilhadas. Esse é o destino de todos os indivíduos que não têm sorte para nascer, de todos que nascem no vazio. Eu tinha que escolher um caminho a partir do nada. Eu precisava assenhorar-me de mim mesma. O mal definitivo poderia estar na minha inércia ou na minha falta de sorte. Eu precisaria dar minha própria vida por mim. Mendiga de mim eu era, sem saber ao menos o que me faltava ou o que me bastaria.

Caxias - MA, 05 de junho de 2015.

Todos os direitos reservados a Elany Morais


Nenhum comentário:

Postar um comentário