Sou educadora e escritora

sábado, 6 de dezembro de 2014

O DIA DO CONSELHO ESCOLAR

O DIA DO CONSELHO ESCOLAR
Elany Morais

 Vou ao encontro do meu dever de cada fim de ano letivo: o conselho escolar. Boto na bolsa papéis e mais papéis, canetas, lápis, borracha, óculos, creme, batom, chaves, celular, lenço.... Um objeto cai aqui, outro ali. Preciso urgentemente de uma roupa leve, que não precise passar, do contrário, minha cabeça ferverá mais ainda. Em pouco tempo, visto-me, mas o botão da blusa voa longe, voa pela janela- nem os botões suportam essa pressão. Olho de relance para blusa, parece-me que está a me dar careta, ou estivesse sofrendo uma paralisia facial. Adeus elegância feminina!! Num movimento frenético, numa pressa desesperada, lanço-me no guarda-roupa como se estivesse numa competição de caça ao tesouro. Logo, valho-me de uma vestimenta mais simples, pois a ocasião que me espera é de profundo desgosto.

 Parece que o tempo dos professores foi suprimido. Há os que não têm o privilégio de ficar diante de um guarda-roupa, para escolher sua vestimenta a contento, ou diante de um espelho para apreciar a própria beleza. A vida se resume a papéis e a alunos.

Não sei precisamente como estou, mas me lanço de mundo a fora, com os pensamentos firmes  no destino escolar de muitos que estão ali para eu decidir. Sinto-me como se eu estivesse indo ao um julgamento, onde terei que decidir se o réu será absolvido ou condenado à pena de morte. Tudo bem! Cada um se mata como quer. Eu poderia resolver esse problema quando chegasse à hora, porém, vou antecipando os momentos desagradáveis que sempre vivo nessa missão de todo ano.

Finalmente é chegado o momento do conselho. Posto-me em meu lugar, atenta, concentrada em muitos blás, blás sem nexo. Que vontade de jogar os cabelos para o alto! Na garganta,  muitas palavras de esperanças para a solução  de nossos problemas em sala de aula, mas o desmantelo na educação é tão grande que abete as forças de minhas cordas vocais. Então, solto um som quase inaudível: " aprovado", reprovado"...

© 2014 Microsoft Termos Privacidade e cookies Desenvolvedores Português (Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário