Sou educadora e escritora

sábado, 30 de agosto de 2014

A VIOLÊNCIA E A CRIANÇA


A infância é a fase mais delicada da vida do ser humano, porque é nesse período que a personalidade dele se forma, permanecendo até a vida adulta. Por isso, faz-se necessário todo cuidado e atenção dos responsáveis, na formação da criança.

Atualmente, é possível perceber que essa atenção, por parte dos cuidadores, quase inexiste. Isso pode ser, perfeitamente, comprovado pela existência do alto índice de violência entre os jovens.

Como a violência pode afetar a personalidade da criança?

A violência doméstica é um dos fatores determinante do comportamento violento do jovem. Pois as ações agressivas dos pais são internalizadas pelos filhos. Fazendo com que estes, na maiorias das vezes, abandonem a escola para se envolverem em atividades perigosas ou ilícitas.

Outra forma de influência da violência à mentalidade da criança é o adentramento de viodeogames, da mídia...Nos lares. É muito comum os noticiários e as novelas retratarem casos de violência entres familiares, amigos, torcedores etc. Dessa forma, faz com a violência se torne algo banal.

Depois do que foi visto, pode-se constatar que é responsabilidade da família ou cuidadores proporcionar um ambiente saudável para a formação da personalidade da criança. Pois só assim, teremos uma joventude e, consequentemente, uma sociedade menos violenta.


Caxias - MA, 30 de agosto de 2014.
Todos os direitos reservados a Elany Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário