Sou educadora e escritora

domingo, 11 de janeiro de 2015

EXTREMISMO - ATAQUE TERRORISTA AOS JORNALISTAS FRANCESES


       
EXTREMISMO - ATAQUE TERRORISTA AOS JORNALISTAS FRANCESES
Elany Morais

O extremismo é sempre um grande perigo. Saudável é transitar pelo caminho do meio. Percorrer o centro é a receita para se viver bem ou melhor. Terroristas e jornalistas franceses perderam-se nessa guerra bestial. Atacar um jornal e matar seus produtores é o extremo do ódio e da vingança, como também é extremismo ferir, depreciar, inferiorizar, discriminar preceitos, crenças, ou valores culturais alheios.
Não se pode olhar para qualquer direção com visão única. Pois não existe número exato para o erro e para o acerto, para o certo e para o errado, se assim fosse, poderia se dizer que haveria perfeição na humanidade. Tudo em nós é dois, se não houver três ou mais. Para não roubar o peso da balança é preciso ter sensibilidade, senso de justiça e imparcialidade. Assim, temos que acionar os dois olhos, que devem ter a mesma função: olhar a mentira e a verdade.
Nessa história trágica, não existem moças e vilões, ovelhas e lobos maus. Existem seres humanos, com seus ódios, orgulhos e suas insensibilidades diante daquilo que para eles é a verdade. Essa ocorrência de puro fel, sobressaiu-se a aprendizagem desvirtuada de ambas as partes.
Nada justifica o extermínio de nossos desafetos. A preservação da vida deve ser o valor maior em qualquer sociedade. Porém, não se deve também exterminar nenhuma pessoa em vida. Por isso, digo: se temos dois olhos em cada lateral, certamente, é para olhamos nas direções dos dois lados, não para justificar um fato em detrimento de outro, mas para a visão ser completa, para não incorrer no erro de julgar de forma tendenciosa, parcial, partidária, ou seja, de forma extremista. Bom mesmo é viver no meio, extremidade é ponto morto, é peso pesado, nesse lugar, podemos pender até o chão.

Todos os direitos reservados a Elany Morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário