Sou educadora e escritora

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

DE VOLTA ÀS AULAS

DE VOLTA ÀS AULAS
Elany Morais

Só mais alguns fechar e abrir de olhos, já será hora de retornar, não só para a escola ou sala de aula, mas voltar para lares partidos, quebrados e desestruturados. Logo, apresentar-se-ão a minha face uma rede relações conflituosas e amigáveis. Nela, encontrar-se-ão: espíritos carentes de afetos, revoltas sobre as mãos, gritos frenéticos, vozes caladas, olhos atentos, gestos indiferentes, toques amáveis... Dentro de um turbilhão de personalidades, de diferenças, de emoções e pensamentos, lá estará eu, tentando manter a ordem, centrando minha responsabilidade no ato de conduzir os educandos ao um processo de compreensão do funcionamento da nossa "Última Flor do Lácio."
Não é doce sair e retornar ao universo da sala de aula. Ao sair, perde-se vínculos, abandona-se o que parece ter sido seu por longa data, mas, ao retornar, abraça-se, novamente, sempre os mesmos espinhos, os mesmos medos, as mesmas impotências, aos mesmos desgostos, aos mesmos fracassos...
São duzentos dias de ida e vinda, de fim e recomeço, de tentativas e acertos, de entusiasmos e apatias, de cansaços e esperanças. É uma luta quase infinita, é uma guerra sem trégua, é um perde-e-ganha, é um toma lá-da-cá... Nesse cenário, cantamos, dançamos, brigamos ( com nós e com os outros), amamos, odiamos, perdoamos, separamos, juntamos... É um casamento de muitos, onde dividir á a regra básica. É para esse mundo que estou, por muito pouco, retornando. A apreensão me visita, querendo saber o que de novo me espera, porém, ainda não me foi concedido o dom de adivinhar, por isso, sé m resta esperar.

Caxias- MA, 21 de janeiro de 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário