Sou educadora e escritora

sábado, 28 de março de 2015

INSÔNIA

INSÔNIA
Elany Morais

 Quando se descobre o prazer de se estar sozinho, um padecer a menos. Mágicas acontecem. Nas últimas horas mortas da noite, meus olhos teimam em querer ver o nada. É nesse momento, que me ponho a arrastar os pés sobre o frio do chão. Se eu tivesse coragem de tomar um café, ele me cairia bem. Ouvidos esticados e atentos, mas só ouço o sibilar tímido do vento sobre as folhas de minha mangueira. Meus pensamentos todos sozinhos na imensidão do silêncio. Nada frustra meu nada. Sou eu num vazio desejado. Nem mesmo aquelas mensagens que me chegam, no celular, como se eu fosse a destinatária, interrompem meu sossego noturno.

Refestelada em minha poltrona, ponho-me a deliciar-me comigo mesma. Sou minha, o silêncio é meu. O poder de estar feliz é meu. Se outros olhos me vissem, nesse momento, julgaria-me uma anciã sem futuro, cansada, desejosa do sono eterno. Mas na verdade, eu estava ali apenas libertando-me do cárcere mundano.

De repente, percebo o dia mover-se devagarinho, a desvencilhar-se de suas cobertas, preparando-se para agir no mundo como  um moinho. Ouço um cantar duplo. Dois bem-ti-vis fazem o concerto matutino. Vou à janela, deparo-me com o sol a piscar um olho para mim, como se fosse cúmplice da minha insônia. Detenho-me ali por mais alguns instantes, a sentir o burburinho urbano crescer. O som dos pássaros é interrompido por uma batida um tanto superficial, era o marceneiro vizinho com suas armas de construção. Jogo os braços sobre a janela, com olhos fixos nas luzes da rua que ainda acesas estavam, eu percebia que era o fim do espetáculo delas, era hora de recolherem-se. As folhas de minha mangueira abriam-se vigorosamente, prontas para a batalha diária. Todos acordavam. As crianças pré-escolares choravam, possuídas pela preguiça matinal, penso que a leve frieza convidava os pequenos para o aconchego dos lençóis.


Enquanto o mundo despertava, eu precisava adormecer, mesmo que fosse por um instante só.

Todos dos direitos reservados a Elany Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário