Sou educadora e escritora

sábado, 4 de abril de 2015

IGNORÂNCIA: MOLA MESTRA

IGNORÂNCIA: MOLA MESTRA
Elany Morais

Atualmente, a desordem é o rastro da sociedade brasileira. Os noticiários cospem desgraças a todo momento. Os jovens não são mais prometimento do futuro. Eles estão virando cinzas precocemente. Vê tudo isso é constatar que a ignorância é como erva daninha, destrói tudo o que está ao seu redor. Numa sociedade, onde a insipiência é o rei e rainha, a violência ganha vida, seja através dos velhos ou dos jovens.

Os sistemas prisionais brasileiros não são suficientes nem serão. Porque somente a educação tem o poder de tornar as pessoas civilizadas. A bestialidade, a brutalidade, a crueldade pousa, a cada instante, em quase todos os terrenos, isso porque a incultura tornou-se um doença incurável, ou os médicos não têm interesse em sepultar esse mal.

Na verdade, a incivilidade é o mal de muitos para o bem de poucos. Se o médico se beneficia com a enfermidade do paciente, por que irá curá-lo? Mas nem todas as portas se fecham por completo, sempre haverá uma fresta, um raio de sol que escapa em nossa direção. Não mais vivemos na Idade das Trevas, estamos, sim,  na Era da Informação. Por que não correr atrás da agulha que pode fazer um furo na venda? É preciso desvendar os olhos. O comodismo é um agente de dominação. A preguiça convence  qualquer um  a viver na escravidão. Deixar o estado de ignorância implica coragem, movimento, dinamismo... Só o conhecimento desvitimiza, humaniza, socializa, portanto, só a educação salva.


Caxias - MA, 04 de abril de 2015.

Todos os direitos reservados a Elany Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário