Sou educadora e escritora

terça-feira, 7 de abril de 2015

SER AMIGO

SER AMIGO
Elany Morais

O mundo é grande. Nele tem arte. A arte é grande. Ser amigo também é arte. Amigos vários, vários amigos, mentiras à parte. Ser amigos de todos e todos serem amigos  é coisa que tem disfarce. Embora queira ou querendo não, não é possível ser amigo de muitos ou  de qualquer cidadão.

Hoje, dizer que é amigo é ação de fácil execução. Dessa forma, a amizade faz casinha apenas nas palavras.  Mas para ser amigo de verdade e de boa qualidade é preciso desamesquinhar a alma, é necessário amar o outro  e levar consigo todas do bagagens do amor , como dedicação, partilha, compreensão, elogios, exaltação...

É preciso dizer que ser amigo não é se dá bem com toda gente de riso falso e fácil. Ser bom amigo é ser amigos de poucos, sem medo, sem reserva e sem olhos no bolso... Se precisamos ter habilidades para construir a arte da amizade, também temos que ter para identificar nosso pífios inimigos. É puro engano de alguém dizer que não tem inimigos. Todos temos, mas nem sempre conseguimos reconhecê-los porque muitos deles se arrastam em nosso rastros como serpentes, são lisos, escorregadios e até fiéis, fiéis em sua inimizade.

E os colegas? Temos colegas amigos e aqueles que são piores do que os inimigos. Pois, nunca esperamos lealdade destes, quando o escuro deles se manisfesta, já estamos com nossas luzes acesas para não nos deixamos contaminar com sua sombra maligna. Já os colegas que se vestem em capas de amigos, ah, esses traem, conspiram, planejam, sujam nossos tapetes, furam nossos olhos, vendem nossa carne, nosso sangue e fazem contrato com nossa alma.

Nessa vida, ter amigos é imprescindível, por isso, faz-se necessário escolhermos  as pessoas para sermos amigos,  a fim de que tenhamos amigos de verdade e de boa qualidade.


Caxias - MA, 07 de abril de 2015.

Todos os direitos reservados a Elany Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário