Sou educadora e escritora

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

BOLSA FAMÍLIA

BOLSA FAMÍLIA
Elany Morais

É inegável que o programa Bolsa Família tornou-se um referencial da política social do governo . Contudo, para muitos é apenas uma prática assistencialista, ou uma esmola, como se dizem por aí. Ao meu ver, o Bolsa família é um programa de investimento nas crianças e jovens pertencentes a famílias pobres, é a viabilização de condições de esses jovens permanecerem na escola, pois, no passado, a maioria deles tinham que abandonar a escola para ajudar os pais no sustento familiar. Dessa forma, era quase impossível concluírem, até mesmo, o ensino fundamental.
O que todos devem saber é que esse programa é uma transferência de renda condicionada. Ou seja, para que essas famílias recebam essa renda, elas precisam manter os filhos matriculados nas escolas públicas. Então, convém dizer que se os jovens de hoje estudarem, certamente, não precisarão de bolsa no futuro. Pois afirmo com veemência que só é possível reduzir a pobreza e a desigualdade social, se houver condições de estudos para os menos favorecidos financeiramente. Creio que resultados positivos haverá, mas um resultado que só será obtido num período de longo prazo.
É de conhecimentos de todos que, para os pobres, o custo de permanência na escola é mais alto. Então, é por isso que essa renda é transferida só enquanto as crianças ou os jovens estiverem na escola. Portanto, a partir do momento em que o jovem deixa de estudar, a família não receberá mais o benefício.
Enfim, para quem tem muito, o Bolsa Família pode não ser nada, mas muitas crianças precisam dela para poderem ir à escola alimentadas.

 www.facebook.com/palavraria.escrita

Nenhum comentário:

Postar um comentário