Sou educadora e escritora

sábado, 13 de setembro de 2014

ABUSAODRES EMOCIONAIS

ABUSADORES EMOCIAONAIS
Elany Morais
 
É tempo de descobertas. Atualmente, véus rasgam-se. O que nos tempos antigos, vivia às ocultas, hoje é visto, mesmo que pelo cantos dos olhos, mas está saindo do porão fechado.
 Quem já tinha ouvido falar de pais e mães como sendo abusadores emocionais? Quem teria coragem da atribuir o adjetivo TERRÍVEL a eles?
O que todos sabem é que pai e mãe devem amar e proteger seus filhos, porém, muitos jamais ousaram dizer que tais cuidadores prejudicam a vida dos filhos por todo sempre. Quem já parou para olhar para muitos lares e afirmarem que estes são um verdadeiro  porão imundo e de incoerências?
 Incoerente é : pais e mães dizerem a todo momento que amam os filhos e, no entanto, suas ações demonstram o contrário. Como as crianças podem entender essa contradição? Não entendem. Assim, dá-se início à abertura do caminho ao enlouquecimento.

É fácil perceber que muitos dos cuidadores ou pais, por serem responsáveis em oferecer condições de sobrevivência ao filho, cobram um preço muito alto por isso: a tortura emocional. Essa tortura dá-se por meio do desamor. A vítima, apesar de entender o jogo de poder e submissão, não consegue vê o algoz como um ser mau, pois é dele que recebe meios para sobrevivência. Dessa forma, difícil é não criar vínculo afetivo com o seu torturador, tornando-a incapaz de obter certeza de que está sendo abusada. Assim, segue-se o sofrimento silencioso, onde a insegurança de como agir, a ânsia do amor verdadeiro, a baixa autoestima e o medo de perder o alimento tornam-se  suas principais companhias.
 
Caxias -MA, 13 de setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário