Sou educadora e escritora

segunda-feira, 21 de abril de 2014

MEMÓRIAS SECAS


  
ELANY MORAIS

  Assim são as lembranças: de surpresa, invadem-nos, sem direito à defesa. Foi o que me ocorreu agora. Submergi nas lembranças de um passado não tão distante.

Os caminhos eram estreitos, todos atapetados de fo...lhas secas queimadas pelo sol. Meus pequeninos pés confundiam-se com as ramagens agonizantes, espalhadas na tímida passarela. O sol escaldava meu corpo, que cambaleava, de tamanha lassidão.

Insensivelmente, o peso do mundo pousava no meu ombro. Eu quase não suportava! Eram ossos pequenos demais para tão gigante castigo. Mas um riso na minha face veio, era um riso zombeteiro. Eu desafiava destino que, para mim, era impreciso. Quase tudo não possuía sentido direto para minha mente limitada, mas eu sabia que eu era possível.

Eu caminhava, sem o compromisso com o destino da chegada. Jogava o azar para o alto, chutava pedras, com a alma cheia de flores, flores que o tempo e o fogo não as deixavam existir. Eu seguia cantando, miudinho! Sem força na voz (É isso que o mundo dos espíritos velhos faz com a leveza da inocência).

Meio cansada, distante de um lar, mas cheia de querer eu estava. Eu queria o sussurrar das águas em meu ouvido para juntar os elementos do meu cenário desolado. E O que eu tinha? Apenas o sol ardente, a areia quente e a alma doente daquele mar de dores que não me dava trégua nem mesmo me permitia viver em meio a um jardim de flores.

A cada passo, eu ensaiava uma cantiga mansa que me desse esperança de alcançar um céu estrelado, uma tarde limpa, uma noite chuvosa, uma fonte calma, sem folhas escuras, pássaros livres, nada que as sombras pudessem engolir. Porém, as tentativas eram vãs, a voz não saia porque meu ser estava mergulhado em agonia.

Assim, todos os dias eram os mesmos. Tudo igual. Os caminhos se mantinham, as folhas não nasciam, as águas não viam, e eu só ouvia os gritos que me chamavam todos os dias para eu cumprir uma promessa que não era minha.

Caxias -MA, 21 de abril de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário