Sou educadora e escritora

terça-feira, 19 de novembro de 2013

LETRAMENTO LITERÁRIO



 Foi pensando na importância da leitura e o distanciamento dos discentes das produções literárias que propus a realização de um seminário com a temática: Letramento Literário.

O I Seminário Literário foi realizado nas duas instituições de ensino nas quais trabalho: C.E.M. Aluísio Azevedo Anexo, localizado na escola Inácio Rocha, em São João do Sóter-MA e U.E.M. Neyde Magalhães Araújo, na cidade de Codó-MA, nas datas 08 de novembro, na primeira instituição de ensino médio e 18 de novembro, na unidade de ensino fundamental....

Durante a preparação para tal evento, pude acompanhar e coordenar as leituras de clássicos da literatura brasileira e portuguesa pelos alunos e, assim prepara-los para a divulgação dos conhecimentos por eles adquiridos durante o período de leituras.

Com a culminação do projeto, pude constatar que os objetivos por mim traçados foram alcançados, pois com o intuito de aproximar o aluno-leitor de produções literárias e disseminar tais produções para a comunidade escolar, ficou plenamente visível o real interesse de toda comunidade em participar do evento, e a solicitar a disposição de obras literárias para futuras leituras.

Após a realização desse trabalho, veio-me o seguinte pensamento: se o Brasil é um país de jovens não-leitores é porque temos um país de adultos-não leitores. Não creio na ideia que ouço constantemente ser divulgada :de que os jovens não gostam de ler, que não querem "nada" com nada. Eles querem, sim, mas primeiro é necessário que o professor queira.

Meu desejo é que o desânimo não venha a me alcançar, a me fazer acreditar que nada devo fazer por pretexto de por pouco dinheiro ganhar pelo trabalho que tenho a realizar. Se essa foi a missão por mim escolhida, só me resta a lutar para que tão missão seja na sua importância reconhecida.

Elany Morais
 Todos os direitos reservados a Elany Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário