Sou educadora e escritora

sábado, 7 de dezembro de 2013

HÓSPEDES INDESEJADOS



 Queria eu que as memórias do passado fosse como letras escritas a lápis ou digitadas. Assim muitas inutilidades deixariam de ser borrões que apenas entulham o presente.
Memórias devoradoras não deveriam ser como carimbos seladores de uma existência mendigada. Uma borracha que não fosse produto de uma propaganda enganosa serviria para suprimir, sem deixar nenhum vestígio daquilo que nunca foi indispensável.

O que tais memórias podem desempenhar num presente cheio de olhos, visões e questionamentos? Sem a possibilidade de supressão desses relâmpagos, fico tecendo fios do que já passou. Engravido minha alma de empurrões daquilo que nunca justificou o ato de existir.

A impotência de eliminação me lança no mundo do silêncio, na quietude...Jogo-me no meu estar invisível. É nesse terreno eterno que cultivo a dor que já foi, mas se faz presente. Minha mudez enclausura o inapagável.

Queria eu que todas as sombras do passado desfizessem-se no chegar da luz, assim novos lugares desocupados seriam no meu comprimido espírito de tantos rascunhos injustificáveis. Mas a imperfeição tem sua proteção. Esse passado é fruto para uma missão de contrariedade do que me é necessário.

A confirmação do meu indesejado passado apresenta-se para mim como um pássaro, que eu poderia dizer: pássaro negro, mas não, é um como pássaro de qualquer cor, pois todos fixam suas garras de onde não têm pretensão de se desgarrar.

Mas diante das teias da impossibilidade da supressão das memórias cortantes, minha alma luta incansavelmente, mesmo quando se recolhe para dentro. Esse recolher é na tentativa de encontrar a chave que abre a porta para a saída do que não me alimenta, mas que só suga, a todo momento, meu limitado vigor.

Minha teimosa fé diz que tudo será limpo, varrido. Então, no salão haverá festas das boas lembranças. Estas ocuparão seu verdadeiro terreno, com o privilégio da ausência eterna de hóspedes intrusos.

Elany Morais

Todos os direitos reservados a Elany Morais




Nenhum comentário:

Postar um comentário