Sou educadora e escritora

sábado, 25 de janeiro de 2014

PEDAÇOS DE MIM



ANÁLISE LITERÁRIA POR NÉA TAUIL DA PROSA POÉTICA PEDAÇOS DE MIM, DE ELANY MORAIS, SOB UMA PERSPECTIVA PSICOLÓGICA

PDEAÇOS DE MIM

Parecia um dia qualquer, as nuvens embalavam o sol com uma cantiga de ninar. Seus raios preguiçosos não ensaiavam auxílio a mim. Saí como quem colhe vento, em busca de pedaços, pedaços de mim. A cada procura, um devaneio, um suspiro, uma dúvida, uma certeza...

Interrogações eram meu consolo. Buscar onde não deixou? Querer o que não há de ser? Meu desejo era o retorno recomposta. Composta dos pedaços que voaram ao vento, nos espaços e no tempo.

O caminhar era incessante, o procurar era extenuante. Embalo a dor na garganta e sigo caminho a diante. A solidão a todo instante cochicha que tudo é delirante, mas não a escuto porque meu espírito tem destino errante.

O desejo desenfreado de voltar viva, inteira, sem remendos, sem retalhos, faz-me andar com malas vazias para guardar meus pedaços.

Vou driblando muralhas, abrindo portas, fechando fendas, desatando nós para juntar-se a minha parte que me faz sentir maior.

Nessa procura, a felicidade ceia comigo, abandono o sofrimento que se fez de mim inimigo.

Elany Morais
http://educadoraelanymorais.blogspot.com/


ANÁLISE LITERÁRIA POR NÉA TAUIL DA PROSA POÉTICA PEDAÇOS DE MIM, SOB UMA PERSPECTIVA PSICOLÓGICA

 O texto poético "Pedaços de mim " mostra claramente a tomada de consciência sobre a importância da eliminação da cisão interna entre as forças luz e escuridão para a transformação da dor em sabedoria. Nosso "eu"é composto por muitos eus e esses eus com seus pontos fortes e fracos compõem essas duas forças dentro de cada um de nós. De acordo com a psicologia, essa cisão acontece quando nos separamos de certas partes do nosso eu e as reprimimos, pois desde muito cedo aprendemos a ter vergonha do nosso ser como um todo. Temos vergonha de certas partes de nós mesmos, e as escondemos, ou seja, tentamos reprimir nossas falhas, imperfeições e os pontos fracos. Mas ao tomarmos consciência dessa cisão, tendemos a deixar de nos importar com o dedo acusador que estabelece que nossas imperfeições são desprezíveis e, por isso devem ser reprimidas.Também ao tomarmos consciência dessa mentira insana de que é possível eliminar o nosso lado sombrio, abrimos as comportas do amor próprio e o ímpeto de "buscar pedaços, pedaços de mim..." e integrar esses pedaços/eus liberta o "desejo desenfreado de voltar viva, inteira, sem remendos..." "composta dos pedaços..." , especialmente dos pedaços considerados inaceitáveis devido as suas imperfeições. Sustentada por esse desejo, "embalo a dor na garganta e sigo caminho adiante", ciente que a integração da dualidade luz/escuridão elimina a cisão, fortalece a autoestima e nos dá ferramentas para ir "driblando muralhas, abrindo portas, fechando fendas, desatando nós...". Quando passamos a reconhecer e aceitar os pontos fortes/luz e os pontos fracos/escuridão dentro de cada um de nós como forças aliadas e não inimigas, podemos ir além da superfície e ser quem sempre desejamos ser.

Néa Tauil

NÉA TAUIL-Especialista em Psicoterapias Dinâmicas pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Especialista em Psicoterapia de Técnicas Integradas (Psicodinâmica, Cognitivo Comportamental e Familiar) pelo Instituto Fernando Pessoa de Porto Alegre e recebeu o Título de Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia.

É autora do livro de Poesia Pérola Viva e coordenadora das Antologias Poética: Poetismo Brasileiro, Ecologia Brasileira e do Guia dos Escritores Brasileiros, publicados pela ABNL Editora, SP. Escreveu o prefácio do livro Pedaços de Mim da autora Lidioneti Milani - ABNL Editora, SP e do livro Homem e Mulher Num Encontro Especial da autora Leonice Pesci Vidotto - ABNL Editora, SP. Participou e obteve Menção Honrosa nos Concursos Nacionais de poesias: ¨ IV Concurso Raimundo Correa de Poesia¨ - Editora Shogun Arte, RJ e ¨ IV Concurso Vinícius de Moraes de Poesia¨- Grupo Cultural, SP. Também teve poemas selecionados para comporem as Coletâneas: Momentos Eróticos publicado pela Jotanesi Edições - RJ, Poetas Brasileiros de Hoje e Nova Era publicados pela Editora Shogun Arte, RJ.

http://psicologaneatauil.blogspot.com/
Todos os direitos reservados a Elany Morais e Néa Tauil

Um comentário:

  1. Bom dia eminente poetisa Elany Morais,
    Nascemos sem sujeito e sem uma personalidade completa, e vamos construindo estes elementos indispensáveis ao longo da vida, através do ajuntamento de valores vindos principalmente da família, da sociedade, e dos meios educativos, o nosso sujeito é uma congregação de infinitos valores, convergentes em uma mesma finalidade, mas todos eles estarão latentes em tempo integral,e por vezes alguns destes valores querem assumir o comando do todo, gerando uma sensação de distorção em nosso caráter, é neste momento que precisamos nos fracionar para detectarmos qual a fissura deste todo que possa
    esta inflamada causando tamanho desconforto, ou seja nos gerando sensações de incompetência, ou de valores exacerbados, com a cisão enxerga-se o foco da inflamação trata-se do elemento em si. E a vida retoma sua normalidade.

    Parabéns pelo seu eloqüente poema, e parabéns a Néia Tauil Tauil, por tão profícua analise, um grande abraço a vocês, MJ.

    ResponderExcluir