Sou educadora e escritora

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

NOSSAS VIDAS


Eu vagava a procura de alguma coisa que me era essencial.Nessa busca desesperada,eu quebrava  todas as regras e negativas que habitavam meu ser errante.Tudo submergia nas minhas águas,mas eu emergia poderosamente com formas aladas

 Na minha aventura dolorosa,eu me organizo.Minha alma vibra com meu achado de mim mesma.Eu estava num tripé que voava sem a direção do meu coração.Agora,ele pousa fundo,nas profundezas de minha alma solitária, a fazer de minha vida uma peça recriada.Assim,a velha vida arranjada é totalmente abandonada.

Atravessei a divagação,ela chega em forma de alicerce e me dá a mão.Sozinha já mais não sou,ela chegou,bateu à porta e entrou.Entrou no meu eu,fazendo folia,nossos eus se fundiram em plena euforia.Fusão perfeita sem explicação,invadiu-me a fazer morada em meu coração.A imagem dela entrou em mim como a tela de Monet,por isso vejo que não estou com a mente sã,mas sinto que nossos corpos são feitos da mesma lã.

Meu tripé me alcançou,contou-me seus desejos,fez-me juras de amor,sentiu minha ternura,embebeu-se em minha meiguice,brincamos no imaginários e nos privamos de carolice.

 Nossos corações não mais despedaçados,sentaram -se um ao lado do outro,cochichando alegrias,sem fazer muito rumor,deileitando-se no milagre da cura por amor.Céu,delícias,afagos,carinhos não mais eu dozo,pois nossas vidas seguem felizes à base do gozo.
ue me era essencial.Nessa busca desesperada,eu quebrava  todas as regras e negativas que habitavam meu ser errante.Tudo submergia nas minhas águas,mas eu emergia poderosamente com formas aladas.
 

 ANÁLISE LITERÁRIA POR NÉA TAUIL SOB UMA PERSPECTIVA PSICOLÓGICA
 
"NOSSAS VIDAS" é uma obra que demonstra o poder de cura do amor, da intimidade e possibilita ao leitor acompanhar o processo de mudança dos padrões individuais de funcionamento com a chegada e vivência do amor. Sim, as dores e dificuldades individuais que vivemos na infância registram, em cada um de nós, um padrão de funcionamento, que é responsável por nossa maneira de atuar e nos defendermos nos momentos de sofrimento, por isso que " na minha aventura dolorosa eu me organizo". Mas o encontro amoroso que faz "nossos eus se fundiram em plena euforia" não acontece por acaso, pois quando duas pessoas se juntam é porque suas dificuldades são semelhantes, mesmo com histórias diferentes, "sinto que nossos corpos são feitos da mesma lã". Assim, a medida em que a intimidade aumenta, passamos a confiar e a entregar um ao outro, mesmo correndo o risco de nos machucarmos e sermos rejeitados. Mas, é o amor que nos leva para a compaixão. Ter compaixão pela dor e pelas dificuldades do outro enriquece a relação e é dessa troca amorosa que brota a possibilidade de curar-se e curar o outro, pois são nos momentos difíceis de crise que a raiva e a mágoa tomam lugar tornando necessário a compreensão e ajuda, pois o amor que promove a cura é um processo de aprendizagem e crescimento capaz de deixar "nossos corações não mais despedaçados..." "deleitando-se no milagre da cura pelo amor"

Néa Tauil
 
NÉA TAUIL é Especialista em Psicoterapias Dinâmicas pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Especialista em Psicoterapia de Técnicas Integradas (Psicodinâmica, Cognitivo Comportamental e Familiar) pelo Instituto Fernando Pessoa de Porto Alegre e recebeu o Título  de Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia.
 


É autora do livro de Poesia Pérola Viva e coordenadora das Antologias Poética: Poetismo Brasileiro, Ecologia Brasileira e do Guia dos Escritores  Brasileiros, publicados pela ABNL Editora, SP. Escreveu o prefácio do livro Pedaços de Mim da autora Lidioneti Milani - ABNL Editora, SP e do livro Homem e Mulher Num Encontro Especial da autora Leonice Pesci  Vidotto - ABNL Editora, SP.http://psicologaneatauil.blogspot.com/ .


 
 
Todos os direitos reservados a Elany Morais e Néa Tauil 

2 comentários:

  1. NOSSAS VIDAS.

    Te forjaram com preceitos conceituais,
    Alicerçados em bases que não dão liga,
    Pois tais idéias foram criadas alheatórias,
    E nem de longe tem nada a ver com tua vida,
    A cada dia te sentias injuriada,
    Acorrentada por paradigmas não inerentes,
    Então surgiu dentro de ti uma dissidente,
    Que identificou-se com o meu ser mas abrangente,
    Desmantelastes dos mandatos sociais,
    Destes um fora a um comportamento hostis,
    Hoje sem regras, és de ti mesmo senhora,
    Quando me encontras tem de mim carícias mil,
    Já somos unos naquilo que ao mundo deplora,
    Porem pra gente é confortante e viril,
    Foi minha sorte encontrar-te em desespero,
    Associados fomos trazidos de volta vida,
    Desvinculadas das cancerosas feridas,
    Temos o aporte das nossas formas atrevidas,
    E está contigo é renascer pra nova vida,
    Fruto dum acaso que atormentavam as nossas almas, cambaleantes nos reerguemos destemidos,
    Hoje pairamos num universo confortante.

    Bom dia Elane Morais/Néa Tauíl, vocês foram viscerais na consolidação de uma análise profunda de duas vidas em decomposição que se unem para encontrarem um novo formato de subsistência em meio a uma sociedade repressiva, e decadente, que sufoca mas do que oxigena a vida dos seus membros corporativos, parabéns para ambas pelos contundentes textos, um grande abraço a vocês, MJ.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, vejo que és um homem muitíssimo culto!! Belíssima análise!! Parabéns!!

    ResponderExcluir