Sou educadora e escritora

domingo, 27 de outubro de 2013

DESCOBERTA DE MIM

 

Na calada da noite, vou nascendo aos poucos, fazendo descobertas inimagináveis. Um novo mundo ri para mim. Suas portas são amplas, com múltiplas possibilidades, janelas divididas, mas com passagem para uma alma sobrecarregada de malas próprias e alheias.

É no silêncio noturno que vou adquirindo asas triplas, ensaiando longos voos em busca de salvação de mim e de minha criança interior. É nos sussurros desérticos que ouço meu EU gritando socorro, implorando soltura, desejando quebrar correntes e partir em busca da felicidade, da paz tão procurada

Quando todos os corpos dormem, meu espírito se debate no rastro da verdade, a verdade do meu existir, a minha consciência autêntica. É nesse momento que ouço a voz do outro ser que se revela fundido ao meu.

Somos dois seres em busca de amparo, de vida abundante, sem culpa, sem medo, sem desistência. E vamos fluindo, descobrindo, ganhando proporções nunca pensada. Nesse caminho, vou seguindo cantando a linguagem das flores, da poesia... A melodia vibra com cada orifício aberto para a passagem de uma verdade, que antes era maquiada.

Nesse mundo que aparentemente estou alheia, encontro-me voltada para mim, para meus pesares, meus sacrifícios velados, passados e ignorados. No meu novo existir, alguém me vê com lentes de aumento, alguém sente minha dor, meu padecer, meu desejo e meu querer. Nessas horas, meu outro estende suas mãos, sua coragem e seu coração para minha desolação.

Elany Morais
 
 
 
 ANÁLISE LITERÁRIA DE A DESCOBERTA DE MIM, DE ELANY MORAIS, POR NÉA TAUIL SOB UMA PERSPECTIVA PSICOLÓGICA

 O que nos leva a manter relacionamentos? Acredito que um motivo importante é o desafio do crescimento e da evolução. Assim, "na calada da noite, vou nascendo aos poucos, fazendo descobertas inimagináveis..." porque "somos dois seres em busca de amparo, de vida abundante, sem culpa, sem medo, sem desistência..." Podemos perceber que é na "linguagem das flores, da poesia..."que a aprendizagem, o crescimento, a troca, a cura acontecem, evidenciando que o ambiente não é ameaçador e nem amedrontador. Nesse ambiente acolhedor, o convívio torna-se uma fonte de estímulo e aprendizado, porque é possível admitir as próprias dores e dificuldades,expressar emoções, cometer erros, assumir riscos, experimentar novas ideias, revisitar conceitos, receber amor e carinho. Enfim, "Descobertas De Mim" trás à baila o perfil de um relacionamento bom, maduro e saudável, em que "alguém me vê com lentes de aumento, alguém sente a minha dor, meu padecer, meu desejo e meu querer"sem fingimentos.
 
Néa Tauil

 
 NÁE TAUIL-Especialista em Psicoterapias Dinâmicas pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Especialista em Psicoterapia de Técnicas Integradas (Psicodinâmica, Cognitivo Comportamental e Familiar) pelo Instituto Fernando Pessoa de Porto Alegre e recebeu o Título  de Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia.
 
É autora do livro de Poesia Pérola Viva e coordenadora das Antologias Poética: Poetismo Brasileiro, Ecologia Brasileira e do Guia dos Escritores  Brasileiros, publicados pela ABNL Editora, SP. Escreveu o prefácio do livro Pedaços de Mim da autora Lidioneti Milani - ABNL Editora, SP e do livro Homem e Mulher Num Encontro Especial da autora Leonice Pesci  Vidotto - ABNL Editora, SP. Participou e obteve Menção Honrosa nos Concursos Nacionais de poesias: ¨ IV Concurso Raimundo Correa de Poesia¨ - Editora Shogun Arte, RJ e ¨ IV Concurso Vinícius de Moraes de Poesia¨- Grupo Cultural, SP.  Também  teve poemas  selecionados para comporem as Coletâneas: Momentos Eróticos publicado pela Jotanesi Edições - RJ, Poetas Brasileiros de Hoje e Nova Era publicados pela Editora Shogun Arte, RJ.
PSICOTERAPIA BENEFICIA AS PESSOAS!http://psicologaneatauil.blogspot.com
 
Todos os direitos reservados a Elany Morais e Néa Tauil.
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário